Publicações


O acervo fotográfico do Arquivo Público Municipal de Vitória (APMV) contém, atualmente, aproximadamente 7070 fotografias. Abrange fotografias referentes aos anos de 1902 a 1993. Os primeiros registros apontam para a primeira metade do século XX (1902 a 1950), sendo do período de 1920 a 1950 cerca de um terço dessas fotografias.

Clique na capa para acessar.



A interseção entre patrimônio e fotografia revela-se como um elo fundamental na preservação e interpretação da memória cultural. O patrimônio fotográfico, em particular, encapsula instantâneos visualmente ricos de momentos passados, proporcionando uma janela única para compreender a evolução de sociedades e lugares ao longo do tempo.

Clique na capa para acessar.




O projeto Patrimônio Fotográfico de Viana tem como objetivo principal proporcionar maior visibilidade ao acervo iconográfico que se encontra sob a custódia da Biblioteca Pública Municipal “Júlia Colnago Miranda” visando disponibilizar aos pesquisadores e a população em geral, com interesse na história cultural da cidade e do Espírito Santo, o acesso às imagens e as informações dos registros fotográficos produzidos no contexto da municipalidade.

Clique na capa para acessar.



Homero Gabirobetz Massena (1885 – 1974). Mineiro de Barbacena, mas capixaba de coração, foi um grande pintor brasileiro, estudioso e fiel a corrente impressionista, alcançando reconhecimento dentro e fora do país. Exerceu várias profissões, morou em muitos lugares, mas escolheu a pequena Vila Velha para ser cenário da maioria de suas obras e descanso para sua velhice, vivendo aqui seus últimos 23 anos, ele costumava dizer com muito orgulho, que “Para se viver bem tem que ser em Paris ou Vila Velha”.

Clique na capa para acessar.



O arquivo aqui apresentado composto por fotografias e documentos textuais contempla a trajetória administrativa e pessoal do Professor e ex-Secretário de Educação José Celso Claudio. O acervo corresponde às atividades e aos eventos de seu produtor e documentam os fatos relacionados a solenidades, inaugurações, relações familiares, visitas e acontecimentos referentes à sua trajetória, que possibilitam um resgate da história da administração pública, da educação, das cidades, costumes e sociedade na história e cultura do Espírito Santo.

Clique na capa para acessar o catálogo.


Coletânea Diálogos no Caparaó é o produto final do projeto “Diálogos sobre o Patrimônio Cultural no Caparaó”, selecionado no Edital de Artes Integradas, da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo e que contou com recursos oriundos da Lei nº 14.017 (Lei Aldir Blanc), legislação federal aprovada em 2020 para apoiar o setor cultural e os profissionais da área impactados pela pandemia do novo Coronavírus (Covid19). A publicação apresenta uma sequência de textos produzidos a partir de uma série de encontros virtuais realizados para a reflexão do papel institucional de arquivos, bibliotecas e museus frente ao patrimônio material existente na região do Caparaó capixaba. Clique na capa para acessar a publicação ou clique AQUI.


Os arquivos pessoais em alguns casos possuem informações fundamentais para a recuperação da memória ou para o desenvolvimento da pesquisa histórica, científica ou tecnológica do país. Conhecer e identificar essa importante fonte documental pode resultar, na maioria das vezes, numa atividade complexa e de difícil desenvolvimento. Porém, descrever e proporcionar a difusão dos principais arquivos fotográficos, em nível local e nacional, propiciará, a médio e longo prazo, subsídios para importantes investigações que tenham como objeto o patrimônio documental e cultural brasileiro. Portanto, a organização e publicação deste acervo se constituem em meios de ampliar o debate, reflexão e pesquisas sobre a realidade capixaba, com foco no aprofundamento da identidade local, do ponto de vista da sua história política contemporânea, a partir da perspectiva de um acervo arquivístico privado, originado da atuação pública do ex-governador Max Freitas Mauro. 

Clique na capa para acessar a publicação.



Las comunicaciones reunidas en esta obra fueron presentadas en el “III Encuentro de Archivos Fotográficos”, coordinado por André Malverdes (Universidade Federal do Espírito Santo – Brasil) y Anna Carla Mariz (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Brasil) en el marco del XII Congreso de Archivología del MERCOSUR. Habida cuenta de la novedad de la temática trabajada y la calidad de las exposiciones presentadas, desde la Red de Archiveros Graduados de Córdoba se propuso editar una publicación que facilitara la difusión de los trabajos científicos que integraron el Encuentro. La compilación y edición de la publicación electrónica fue llevada a cabo por la Sofia Y. Brunero (Universidad Nacional de Córdoba – Argentina) integrante del Comité Organizador del Congreso junto a los coordinadores del Encuentro.

Clique AQUI para acessar a publicação.


O projeto, bem como a publicação deste livro, pretende dar maior visibilidade ao acervo fotográfico sobre a Serra, disponível nos arquivos públicos, o qual compõe as memórias fotográficas da cidade. Além disso, busca-se oferecer aos pesquisadores e a população, em geral, com interesse na história cultural do Espirito Santo, o acesso às imagens e às informações do contexto fotográfico em questão, o que fomentará o desenvolvimento de pesquisas e investigações e a elaboração de outros produtos culturais.

Para download do Catálogo do Patrimônio Fotográfico da Serra clique  AQUI.



O objetivo central aqui é propiciar um inventário dos livros de registro de Terras de Cariacica a cargo do Vigário que integram a Série Diretoria Central de Terras e Colonização do Fundo Agricultura (1853-1955). Trata-se de um trabalho minucioso cujos frutos serão sentidos à medida que os pesquisadores da área de Ciências Sociais, em particular os historiadores, se banhem dessas fontes primárias relativas a um Brasil império, no município de Cariacica, e que reflete as influências da Lei de Terras de 1850 na economia, no aspecto social e na política do país.

Para download do inventário dos livros de registro de terras clique AQUI.

Para acessar os documentos clique AQUI.


A descrição e o inventário das Correspondências da Câmara da Serra e dos Registros de Terras, do mesmo município, revelam traços importantes e valiosos para a preservação da memória e da História regional capixaba. Os livros de Correspondências da Câmara da Serra (1828-1842) apresentam aos historiadores interessantes e relevantes fontes primárias para o estudo da sociedade serrana nos aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais. Tais documentos revelam as diversas funções que a Câmara exercia em decorrência de suas atividades durante o Império, não se limitando apenas a legislar, mas, também, possuindo atribuições que hoje são exclusivamente dos poderes executivo e judiciário.

É possível resgatar a história da Guarda Nacional e sua atuação na Serra através de registro de nomeações de oficiais e do deslocamento do efetivo na região. Outro elemento constante na documentação é a presença dos Juízes de Paz, de Órfãos e de Direito. Esses magistrados eram figuras atuantes do poder municipal. Suas atividades são fontes valiosas para entender a estrutura local de representação política e social.


Para download do inventário dos livros de registro de terras clique AQUI.


Para acessar os documentos de registro de terras clique AQUI.


Para download do inventário de correspondências clique AQUI.


Para acessar os documentos de correspondências da Serra clique AQUI.


O projeto Cine Memória - A história das Salas de Cinema do Espírito Santo é um projeto de pesquisa do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Ao longo dos treze anos de pesquisa foi possível reunir um significativo acervo, que conta com fotografias, jornais, revistas, plantas e entrevistas. o projeto pleiteou um apoio financeiro para o Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (FUNCULTURA), através do edital destinado à seleção de projetos culturais para inventário de acervos no estado, tendo sido contemplado no ano de 2012. Para download clique AQUI.


O livro Memórias Fotográficas das Salas de Cinema de Vitória contempla alguns dos cinemas que funcionaram em Vitória, apesar do título também apresenta imagens dos cinemas da Região Metropolitana e do interior do estado. O trabalho é um resultado da pesquisa do projeto CineMemória - A História das salas de cinema do Espírito Santo, com a coordenação do Professor André Malverdes do Departamento de Arquivologia da UFES durante 11 anos de pesquisa em arquivos públicos, jornais, acervos pessoais e familiares.

 Clique na capa para acessar.


Quando se fala em cinema geralmente se pensa em filme, na estória na tela, nos atores e na emoção que transmite. Mas, o cinema é também uma complexa máquina internacional da indústria, do comércio e do controle cinematográfico. O poder de infiltração da cultura do cinema na memória mais íntima à roupa que se veste, a penetração do real pelo ficcional e vice versa. O ato de ir ao cinema é uma prática social que se confunde com consumo, prazeres e significados.

O livro trás uma panorâmica do parque exibidor cinematográfico no Espírito Santo e sua relação entre as políticas da Embrafilme e os exibidores locais apontando as motivações que provocaram o encerramento das atividades dos cinemas que marcaram a sociedade capixaba durante o século XX. 


Trata-se do acervo referente ao extinto Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda (DEIP). A publicação traz ementas referentes a cinco mil documentos produzidos pelo órgão que foi criado durante o governo de Getúlio Vargas. Os documentos também foram microfilmados e digitalizados para melhor acesso ao público.

Clique na capa para acessar.


O Teatro da Barra/ES tem a honra de disponibilizar seu acervo histórico após passar por um processo de organização de seu acervo, que contou com os trabalhos dos arquivistas André Malverdes e Adriana Sipolatti, da produtora cultural Joanna Filgueiras e do fundador do grupo Teatro da Barra/ES Paulo DePaula, a sede do grupo cênico, localizada na Barra do Jucu, Vila Velha, reúne documentos diversos sobre o teatro no Espírito Santo.

Clique na capa para acessar.





Esta obra foi contemplada pelo edital nº 009/2011 do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo - FUNCULTURA, que atende a projetos culturais e a concessão de prêmio para inventário, conservação e reprodução de acervos no estado.

 Clique na capa para acessar.







Patrimônio fotográfico: catálogo de fotografias do município de Nova Venécia
































Definido em fevereiro de 2005 como prioridade no Seminário Estratégico da Diretoria do Sindicomerciários, o projeto de memória e preservação da história da entidade tem concentrado boa parte das atenções da direção na véspera da comemoração dos 75 anos da entidade. O trabalho envolveu a implementação do Centro de Memória da entidade e da publicação do livro “Memória e Luta: 75 anos de história, que resgata a história de quase um século de luta dos trabalhadores do comércio capixaba. 

Clique na capa para acessar.



O artigo Memória e história do trabalho: o tratamento do fundo documental do Sindicomerciários-ES e a importância de sua história para o trabalhador, de Andre Malverdes e Luiz Claudio M. Ribeiro, apresenta o projeto de organização e implementação do Centro de Memória do Sindicato dos Empregados do Comércio no Estado do Espírito Santo (Sindicomerciários-ES).

Clique na capa para acessar.




























Memória e Patrimônio: lugares, sociabilidade e educação




Em 1999, a Comissão Europeia de Preservação e Acesso (ECPA) iniciou um projeto com o objetivo de preservar todos os tipos de fotografia e definir o papel da tecnologia na gestão de coleções fotográficas. Foi assim que nasceu o projeto SEPIA (salvaguardar imagens fotográficas europeias para acesso). No Projeto SEPIA, todos os tipos de instituições que guardam fotografias (museus, arquivos, bibliotecas, institutos, etc.) colaboraram, tentando assim romper com as tradições descritivas dos diferentes setores e criar uma transversal. 

Clique na capa para acessar.



Esse manual tem como premissa ser ágil e introdutório, apoiando usuários iniciantes ou como material de apoio. Muitas instituições têm adotado o AtoM e precisam de documentação técnica que os apoiem na implantação e uso, de forma simples e pontual. Cabe a este manual, portanto, ser um documento inicial e de consulta para os profissionais das instituições usuárias do AtoM.

Clique na capa para acessar




















































































Este Guia tem por objetivo orientar os órgãos e entidades estaduais e municipais para a implementação de seção sobre a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), em seus respectivos sítios eletrônicos institucionais.












O objetivo deste guia é orientar os gestores estaduais/municipais sobre como cumprir a Lei Complementar nº 131/2009 que determina aos municípios a disponibilização, em meio eletrônico e em tempo real, das informações sobre a execução orçamentária e financeira.

















Este Guia propõe-se a servir como referencial técnico para o gestor interessado em regulamentar a Lei de Acesso à Informação (LAI) no âmbito de seu município.


















Este manual traz informações sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI) e orientações aos gestores públicos estaduais e municipais sobre as medidas necessárias para a efetiva implementação dessa Lei, bem como sua regulamentação.












Marín Ruiz, Guillermo 
Manual básico del promotor cultural.


Descarga: http://excavarymemoria.files.wordpress.com/2011/09/manual_de_promotor_cultural_mexico.pdf



Disponível em: https://docs.google.com/file/d/0B4F15q0n5V7nSXNUdDEyM3VtSzg/edit?usp=sharing





Política de Segurança pra Arquivos Bibliotecas e Museus














Este manual brinda una metodología básica para la creación del Plan Institucional de Archivos (PINAR), el cual permitirá a las Entidades planear, hacer seguimiento y articular los planes estratégicos y la función archivística de acuerdo a las necesidades, debilidades, riesgos y oportunidades.












Este manual formula los aspectos metodológicos básicos que sirven de soporte para la adopción e implementación de un Programa de Gestión Documental (PGD), el cual permitirá a las Entidades elaborar, ejecutar, seguir y mejorar los procesos archivísticos y programas específicos.









Este manual es un medio de aprendizaje que facilite la consulta y difusión de las normas nacionales sobre documento electrónico, preservación a largo plazo, sistemas de gestión de documento electrónico de archivo, interoperabilidad y firma digital; toda vez que estas normas servirán de base para la formulación y adopción de procesos, procedimientos y actividades conducentes a la optimización de la administración, manejo, uso, disponibilidad, seguridad, autenticidad, confiabilidad, inalterabilidad y preservación de la información generada en medios electrónicos.






Este Minimanual pretende ser un referente conceptual y de buenas prácticas para aquellas entidades públicas y privadas u otros, interesados en estructurar y desarrollar proyectos o iniciativas de archivamiento web, de cara al importante reto que asume la gestión documental en el país, con la penetración y uso de las nuevas tecnologías de la información y comunicación.










Esta guia brinda los elementos básicos para la creación y gestión de un esquema de metadatos al interior de una Entidad u Organización.












Tomando por base a experiência de organização do acervo multifacetado da Fundação iFHC, o seminário Dar nome aos documentos: da teoria à prática pretende reunir especialistas para discutir problemas conceituais e terminológicos, com a perspectiva de estabelecer uma plataforma de entendimento capaz de responder não apenas às necessidades daqueles que atuam em instituições de custódia, mas também às de profissionais de outras áreas, igualmente empenhados na nominação dos documentos de que se ocupam.

Clique na capa para acessar.


DIRECTRICES PARA PROYECTOS DE DIGITALIZACIÓNde colecciones y fondos de dominio público,en particular para aquellos custodiados en bibliotecas y archivos.

Acesse aqui.



"Política de Gestión de Documentos Electrónicos del Ministerio de Educación, Cultura y Deporte" es un documento técnico con directrices, esquema de metadatos, estándares, etc. para la gestión de los documentos y expedientes electrónicos que produce este Departamento, con el fin de garantizar su preservación para generaciones futuras y facilitar el acceso a la información pública.


Para acessar a publicação clique aqui.

Para acessar os anexos clique aqui.


Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender. Para acessar a publicação clique AQUI.
















Libro electrónico “Archivos personales: Experiencias de organización y gestión”, realizado a partir de los trabajos presentados en el I Encuentro de Archivos Personales, ya se encuentra disponible para consulta y descarga en el sitio web de la Red de Archiveros Graduados de Córdoba. Para acessar a publicação clique AQUI.


"Archives in Liquid Times tem como objetivo ampliar e aprofundar o pensamento sobre os arquivos no ambiente digital de hoje. É um livro que tenta alimentar o debate sobre arquivos em diferentes campos de pesquisa. Isso mostra que, nesses tempos líquidos, os arquivos precisam e merecem ser considerados em diferentes ângulos. Archives in Liquid Times é uma publicação na qual a Arquivologia está ligada à filosofia (da informação) e à ciência de dados. Não só os contribuidores tentam abrir janelas para novos conceitos e perspectivas, mas também para novos usos dos conceitos existentes em relação aos arquivos. Os artigos deste livro contêm reflexões filosóficas, ensaios especulativos e apresentações de novos modelos e conceitos, além de tópicos bem conhecidos na teoria arquivística.... "

Para acessar a publicação clique AQUI.






GUIA
VÍDEO
ARQUIVAMENTO DE
PARA ATIVISTAS























































































Nenhum comentário:

Postar um comentário